Twitter updates

Monday, November 26, 2007

Aprende Físico - Química

Encontrei este endereço que penso seja do interesse de todos:
http://aprende.fisicoquimica.googlepages.com
Visitem-no e aproveitem bem.

Já agora, o meu sítio de CFQ foi actualizado:
http://eufisica.no.sapo.pt

Monday, November 05, 2007

A Física do Spiderman 3

(...)
Na cena de combate (cena 43 do DVD), Spiderman sobrevive a uma queda de 80 andares sem sofrer qualquer tipo de lesão. Utilizando a Segunda Lei de Newton (Fnet = m a) calculemos a força que o chão exerce sobre o Spiderman no impacto.
Primeiro de tudo, para um prédio de 80 andares, Spidey estará perto da sua velocidade terminal antes do embate. No caso de um paraquedista, ou do Spiderman em queda, 60 m/s (...).
(...) forças que actuam no nosso superherói durante o contacto com o chão (...): o seu peso que actua no sentido descendente, e a força que o chão exerce sobre ele no sentido oposto. (...) Aplicando a segunda lei obtemos:
Fnet = Fgroundm g = m a
onde m g é o peso do Spiderman (m é a sua massa (...) 70 kg e g a aceleração devida à gravidade), (...). Como a maioria das colisões de objectos sólidos (como concreto) ocorre em escalas temporais de aproximadamente um centessimo de segundo podemos calcular a força do chão, Fground, da seguinte maneira:
Fground = m g + m a = m g + m Δvt
= (70 kg)(9.8 m/s2) + (70 kg)(60 m/s)/0.01 s ≈ 420,000 N (são 47 toneladas!).
A aceleração do Spidey antes do impacto é de 6000 m/s2 ou 600 “g’s”. Como todos os ossos partem quando o corpo experimenta forças superiores a 90,000 N, (...) podemos ver que o Spiderman não tem um esqueleto igual ao do comum dos mortais!
(...) Em Spiderman 3 o nosso herói sofre pelo menos meia dúzia de colisões na sua cabeça com vários objectos sólidos. Um dos mais violentos (cena 47), (...) a velocidade do objecto estima-se nos 15 m/s. (...) como praticamente toda a força é exercida na cabeça (em aproximadamente 0.01 segundo), a força sobre a sua cabeça será de:
Fnet = m a = m Δvt = (70 kg)(15m/s)/0.01 s = 105,000 N.
De acordo com algumas experiências, um impacto directo sobre o esqueleto que exceda 873 N resultará sempre numa fractura (de facto o esqueleto poderá fracturar com forças inferiores a esta), mas o esqueleto do nosso Spidey é capaz de suportar forças 120 vezes maior.
Suponho que quando M.J. diz que o Peter é uma cabeça dura, deverá querer dizer isso mesmo! —Adam Weiner
Traduzido do artigo do Adam Weiner

José Gonçalves' shared items